APRESENTAÇÃO
HISTÓRIA DO SINDHESB

No ano de 2006 a categoria econômica formada pelos Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Rio de Janeiro decidiram fundar a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro - FEHERJ, o que tornava necessário a existência de 05 (cinco) entidades sindicais assim sendo foi autorizado o desmembramento do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Rio de Janeiro – SINDHERJ

até então, com abrangência estadual, exceto os Municípios de Niterói e São Gonçalo. O desmembramento acima referido propiciou a fundação de 03 (três) entidades sindicais dentre elas o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Baixada Fluminense – SINDHESB com base territorial nos Municípios de Duque de Caxias, Itaguaí, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, São João de Meriti, Queimados, Belford Roxo, Japeri.

O desmembramento além de atender a necessidade da criação de uma Federação encontrou respaudo na Constituição Federal, que incentiva a municipalização das Entidades Sindicais, como forma de agilizar e estreitar o contato das entidades com a própria categoria, legitimando e fortalecendo o movimento sindical. A baixada fluminense como pólo de notório desenvolvimento dentro do Estado do Rio de Janeiro não poderia deixar de ter o seu representante.

No dia 21/10/1996 foi realizada a Assembléia Geral de Constituição do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Baixada Fluminense – SINDHESB, que aprovou o seu Estatuto Social e promoveu a eleição de sua primeira diretoria sendo esta presidida pelo Dr. Marcus Camargo Quintella. Após a Constituição do Sindicato, devidamente registrado em categoria de pessoas jurídicas foi iniciado o processo de regularização da entidade no Ministério do Trabalho e Emprego, Órgão competente para outorgar a capacidade sindical no território nacional. O Sindicato passou então a enfrentar uma séria de exigências motivada por uma confusa legislação que cuidava do Registro Sindical, tendo sido a mesma modificada diversas vezes. Finalmente, após um árduo trabalho junto ao Ministério do Trabalho e Emprego foi deferido o registro sindical ao Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Baixada Fluminense – SINDHESB, tendo sido o mesmo publicado no DOU em 07/08/1998, seção I – página 3.